Violino

Bem-vindo!

Vídeo da semana!

Violino

Violino é um blog com dicas, técnicas e curiosidades sobre o mundo do violino voltado ao público iniciante no instrumento.

Eu, Tiago Cox, moro em Belo Horizonte e sou músico profissional. Sou professor de violino, arranjador, compositor, toco em orquestras, cerimônias de casamento e eventos em geral.

Seja bem-vindo ao meu blog!
>

Blog Violino

por

Redes Sociais

Acompanhe o blog nas redes sociais

PARTITURAS GRÁTIS PARA DOWNLOAD

Clique aqui e acesse a lista de partituras

    Postado por: Tiago Cox Data: quinta-feira, julho 14, 2011 / comentário : 0

    Esse guia de como estudar violino  irá ajudar os alunos iniciantes.


    Quando iniciamos os estudos ficamos aflitos querendo tocar um monte de coisas legais, mas as vezes não sabemos como dividir o tempo para estudar violino. Com o passar das semanas descobrimos que não é tão simples estudar corretamente quanto parece. Grande parte dos meus alunos não possuem muito tempo para se dedicar ao instrumento, mesmo por que a maioria deles tocam violino apenas por hobby. Mas independente dos objetivos musicais a base é a mesma. Essas sãos as dicas que dou para eles:
    Vamos imaginar que temos 50min. para estudar por dia. Isso é pouco, mas se você é iniciante, já faz uma grande diferença no seu avanço. Primeiro vamos separar as coisas e dividir o tempo.


    - Estudo de arco 10min;
    - Estudo de escalas e arpejos 10min;
    - Exercícios 15min,
    - Música 15min.


    Como podemos perceber, é pouco tempo para estudar.

    Estudo de arco: Os professores de violino pegam no pé dos alunos por causa da produção e qualidade do som sempre. As técnicas de arco são trabalhosas e devem ser estudadas com consciência. Para aquecer, você pode iniciar seus estudos diários com exercícios de arco.
    Dica: Estude com a mão esquerda no ombro do violino.

    Estudo de escalas e arpejos : Escalas e arpejos fazem parte da obrigação de todos os músicos. Nos instrumentos de cordas friccionadas, as escalas e arpejos nos ajudam a chegar a afinação no lugar, conhecer dedilhados, etc. Mostrando os caminhos que devemos seguir para execução das peças. Aproveite bem essa etapa, ela irá te ajudar muito com a afinação.

    Exercícios: Quando eu estava no início dos estudos de violino, ficava me perguntando: “- Pra que perder tempo com esses malditos estudos do Hans Sitt? Eu quero é tocar Vivaldi!”. Huhauahauaa! O tempo passou... estudei mais livros do Hans Sitt... estudei Krautzer... estudei outros livros... e descobri as várias qualidades que esses estudos possuem... nesses estudos você irá aprender técnica a fundo, o que irá te preparar e dar condições para tocar qualquer obra. Mas atenção, siga exatamente as instruções do seu professor!

    Música: Ufa... depois de tanto esforço chegamos a parte divertida! Ou não... muitas vezes queremos tocar uma peça e o nosso professor nos dá outra, ele não faz isso por mal. Apenas tem consciência que não está na melhor hora para estudar tal peça. Sabe qual a solução? Estude com animo e disposição! Pois, toda peça tem qualidades que te irá “jogar” para frente, e tenha em mente: todos os passos tem fundamento.
    Divirta-se!!!

    Curta a página do blog no facebook

    icon allbkg

    Tagged:

    Próximo
    Postagem mais recente
    Anterior
    Este é uma postagem antiga.

    Nenhum comentário :

    Gostou? Deixe um comentário!

    Obrigado! Seu comentário será revisado.

Comentários

dos leitores