Violino

Bem-vindo!

Vídeo da semana!

Violino

Violino é um blog com dicas, técnicas e curiosidades sobre o mundo do violino voltado ao público iniciante no instrumento.

Eu, Tiago Cox, moro em Belo Horizonte e sou músico profissional. Sou professor de violino, arranjador, compositor, toco em orquestras, cerimônias de casamento e eventos em geral.

Seja bem-vindo ao meu blog!
>

Blog Violino

por

Redes Sociais

Acompanhe o blog nas redes sociais

PARTITURAS GRÁTIS PARA DOWNLOAD

Clique aqui e acesse a lista de partituras

    Postado por: Tiago Cox Data: segunda-feira, agosto 08, 2011 / comentário : 2


    Muitos alunos meus já fizeram a mesma pergunta: - “Como comprar um violino? Qual instrumento devo escolher para começar a fazer aulas de violino?” E ainda tem aquele detalhe: - “Tem que ser baratinho.”

    Para ajudar nessa dúvida, vou falar um pouco sobre esse assunto tão delicado.

    O primeiro violino não precisa ser de um luthier renomado, etc. Esse violino pode ser um simples instrumento de fábrica chinesa. Digo isso por que quanto melhor o violino, maior o custo da manutenção.

    Alunos com pouca experiência se esquecem, na maioria das vezes, que um violino bom precisa de cordas boas e arco bom. Não adianta ter um violino de 90 anos e colocar cordas ruins e usar um arco de baixa qualidade. O resultado será frustrante.


    Então aí vão algumas dicas:


    Se você tem ainda tem pouca experiência, consulte pessoas que já conhecem as marcas e o mercado dos violinos de fábrica. Eu sempre indico os violinos EAGLE, esses possuem bom preço e atende bem os alunos iniciantes. Outra coisa que aconselho é levar o instrumento para ser ajustado por um luthier. Peça-o que “dê uma geral” no instrumento, isso deixará o violino pronto para uso. Sobre as cordas, evite usar cordas PAGANINI ou DOMINANTE (atenção! Não confunda com DOMINANT), utilize GIANINI ou MAURO CALIXTO, um pouco mais caras, mas muito melhores.

    Se você já possui um pouco mais de experiência e pretende comprar um violino melhor, a dica que dou é consultar seu professor, ele vai saber exatamente quais violinos vão atender suas necessidades.
    Uma loja que indico aos meus alunos é a Plander (já comprei violinos e acessórios lá). É uma loja que fica localizada no sul do país é boa, confiável e o atendimento é excelente.


    Espero ter ajudado com essas dicas. Até a próxima!


    Não esqueça de curtir a fanpage do blog violino no Facebook e claro deixar seu comentário!

    icon allbkg

    Tagged:

    Próximo
    Postagem mais recente
    Anterior
    Postagem mais antiga

    2 para Como comprar um violino

    1. Oi Tiago, gostaria de saber a sua opinião sobre os violinos Dominate, especialmente (caso você ja tenha tido contado com ele) o Violino Dominante 4/4 Profissional Vk544. Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Ana Carolina!

        Nunca vi um violino Dominante (o que já é um sinal...) Fiz uma rápida pesquisa aqui e o encontrei em uma loja virtual. Sinceramente não compraria um violino desses. O acabamento não é convincente, nem por foto... Um violino de fábrica para poder atingir esse valor (o VK544 que encontrei custa R$1.099,99), tem que ser pelo menos bonito. Digo isso por que já vi diversos violinos de marcas maiores que não valiam o preço que as lojas colocavam. A Eagle, por exemplo, possui duas marcas (Eagle e Hofma) onde dois violinos muito parecidos (arrisco a dizer que só mudam o selo) possuem grande diferença de preço. Muitos dos violinos de luxo que vi também são os mesmos, porém com melhor acabamento. Aconselho que você guarde seu dinheiro e espere uma oportunidade melhor. Caso você queira, posso lhe indicar violinos com pouca diferença de preço bem melhores. Entre em contato comigo: tiagocox@gmail.com

        Grande Abraço!

        Excluir

    Obrigado! Seu comentário será revisado.

Comentários

dos leitores