Violino

Bem-vindo!

Vídeo da semana!

Violino

Violino é um blog com dicas, técnicas e curiosidades sobre o mundo do violino voltado ao público iniciante no instrumento.

Eu, Tiago Cox, moro em Belo Horizonte e sou músico profissional. Sou professor de violino, arranjador, compositor, toco em orquestras, cerimônias de casamento e eventos em geral.

Seja bem-vindo ao meu blog!
>

Blog Violino

por

Redes Sociais

Acompanhe o blog nas redes sociais

PARTITURAS GRÁTIS PARA DOWNLOAD

Clique aqui e acesse a lista de partituras

    Postado por: Tiago Cox Data: domingo, agosto 21, 2011 / comentário : 0

    Escalas musicais nos acompanham por toda a vida. Violão, violino, guitarra, qualquer instrumento musical precisa ser descoberto pelo instrumentista. As escalas são o arroz com feijão da música,  às vezes enjoa, mas fazem parte do almoço de cada dia. Por isso estou disponibilizando esse o  escalas de violino em Pdf.


    Nas escalas do violino, temos que nos preocupar com a mão esquerda, essa é responsável pela afinação. A mão direita deve ser observada com muito cuidado, ela toma conta da produção do som. Resumindo, temos duas mãos que desempenham papéis de igual importância.
    Ao longo da história foram escritos milhares de métodos de escalas, alguns mais populares, outros nem tanto... O importante é como são estudados esses métodos. Se feitos corretamente, todos funcionam perfeitamente. Caso contrário...

    Para quem está iniciando no violino, é bom definir a afinação e ritmo das músicas. Para isso, nada melhor do que estudar escalas. Abaixo tem um exemplo de variações rítmicas dentro da escala de Ré Maior na primeira posição (dedos nas marquinhas!).




    A letra “A” é bem simples, arco desligado e semínimas. A letra “B” possui notas ligadas de meio tempo (no início dos estudos de violino é meio difícil faze notas ligadas). Na letra “C” deve-se tomar muito cuidado, pois são quiálteras (tente deixá-las bem certinhas). Finalmente na letra “D” a escala sofre uma pequena alteração rítmica.

    Atenção! Estude com metrônomo. Comece com 60 bpm e quando estiver seguro suba as batidas (65 bpm, 70 bpm, 75 bpm, etc).

    Não tenha pressa e não se mate de tanto fazer escalas. Procure fazer apenas o suficiente para seu aprendizado. Se tiver dificuldades, peça ajuda do seu professor.

    Obs.: Você pode fazer o download do arquivo Escalas de violino em Pdf, abaixo segue o link para baixar o arquivo.



    >> Download: Escalas de violino em Pdf por Tiago Cox<<

    Não se esqueça de assinar o blog Violino para receber as atualizações por email (menu direito) e curtir a página no Facebook.

    icon allbkg

    Tagged:

    Próximo
    Postagem mais recente
    Anterior
    Postagem mais antiga

    Nenhum comentário :

    Gostou? Deixe um comentário!

    Obrigado! Seu comentário será revisado.

Comentários

dos leitores