Violino

Bem-vindo!

Vídeo da semana!

Violino

Violino é um blog com dicas, técnicas e curiosidades sobre o mundo do violino voltado ao público iniciante no instrumento.

Eu, Tiago Cox, moro em Belo Horizonte e sou músico profissional. Sou professor de violino, arranjador, compositor, toco em orquestras, cerimônias de casamento e eventos em geral.

Seja bem-vindo ao meu blog!
>

Blog Violino

por

Redes Sociais

Acompanhe o blog nas redes sociais

PARTITURAS GRÁTIS PARA DOWNLOAD

Clique aqui e acesse a lista de partituras

    Postado por: Tiago Cox Data: sexta-feira, maio 18, 2012 / comentário : 3

    As notas ligadas no violino são simples de executar. Porém, muitas vezes nós atrasamos ou adiantamos as notas sem perceber. Existem diversas formas de estudar notas ligadas no violino, hoje eu trouxe uma forma simples e eficiente.



    As notas ligadas no violino confundem os alunos iniciantes. O controle do arco é fundamental para as notas ficarem intensas e nítidas, para isso podemos fazer exercícios para melhorar a execução das ligaduras. Abaixo, na partitura, temos um caminho até conquistarmos o objetivo, preste bastante atenção nas anotações. Esse é apenas um dos diversos meios que temos para estudar a técnica.    



    LETRA A: Aqui nós vamos conhecer as notas, tocar uma a uma separadamente.

    LETRA B: Agora vamos fazer as notas ligadas no violino duas a duas, procure utilizar o arco inteiro.

    LETRA C: Esse é um ponto delicado. Aqui iremos tocar quatro notas separadas para cada arco. Podemos fazer com golpe de arco Martelé.

    LETRA D: Esse é tocado da mesma forma da LETRA C, porém com colcheias.

    LETRA E: Esse é tocado como a LETRA D, mas com o arco começando para cima.

    CONCLUSÃO: Aqui é a conclusão do exercício. Faça as notas ligadas no violino começando com o arco para cima e depois faça-as para baixo.


    IMPORTANTE: Use o arco todo talão, meio e ponta. O talão é rico em sonoridade, mas é necessário criar o hábito de tocar nessa região do arco. Se o som estiver sujo no talão, faça alguns exercícios para melhorar. Certifique-se que as notas não estão decrescendo quando você estiver indo em direção à ponta e que elas não estão crescendo quando estiver indo para o talão. Mantenha o som intenso e sem cortes.

    Utilize um metrônomo para que as notas ligadas no violino fiquem divididas corretamente e dentro do tempo. Caso você não tenha um metrônomo utilize esse >> Metrônomo Online <<.


    Bons estudos e até a próxima!

    icon allbkg

    Tagged:

    Próximo
    Postagem mais recente
    Anterior
    Postagem mais antiga

    3 para Notas ligadas no violino - Iniciante

    1. Bom, muito. "Possuimos o que damos." Parabéns, pelo seu desejo de ajudar os aprendizes, como eu. Devagarzinho, com calma, chegamos lá. A escola é importante, o professor é muito importante; mas, dicas, de alguém bem intencionado, valem muito, porque estimula fazermos mais exercícios. Obrigado, amigo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado João! Continue acompanhando o blog. Grande abraço!

        Excluir

    Obrigado! Seu comentário será revisado.

Comentários

dos leitores