Violino

Bem-vindo!

Vídeo da semana!

Violino

Violino é um blog com dicas, técnicas e curiosidades sobre o mundo do violino voltado ao público iniciante no instrumento.

Eu, Tiago Cox, moro em Belo Horizonte e sou músico profissional. Sou professor de violino, arranjador, compositor, toco em orquestras, cerimônias de casamento e eventos em geral.

Seja bem-vindo ao meu blog!
>

Blog Violino

por

Redes Sociais

Acompanhe o blog nas redes sociais

PARTITURAS GRÁTIS PARA DOWNLOAD

Clique aqui e acesse a lista de partituras

    Postado por: Tiago Cox Data: sábado, maio 26, 2012 / comentário : 0

    Quais cordas de violino devo usar no meu instrumento?


    Existem diversas marcas de cordas de violino no mercado, algumas são excelentes outras são péssimas . Particularmente detesto as cordas Paganini e Dominante (não confunda com a austríaca Dominant). Quando comprava encordoamentos para meu antigo violino (de fábrica), usava a Giannini ou Mauro Calixto. Ambas são fáceis de encontrar nas lojas do Brasil (a Mauro Calixto é nacional). A Giannini era uma marca boa para iniciantes por causa do custo, as cordas do Mauro Calixto são um pouco mais caras, mas são superiores a qualquer encordoamento de baixo custo. O importante é buscar um som que lhe agrade.

    Se você quer um som brilhante, terá que somar o timbre do seu instrumento com cordas que possuem tais características. O processo é o mesmo para outros timbres. Preste atenção, não vá colocar cordas caras em um violino de fábrica, isso é jogar dinheiro fora. Procure experimentar as cordas de violino até selecionar sua marca favorita.


    Após alguns anos trocando as cordas dos meu violinos, encontrei o encordoamento que me agradou; Evah Pirazzi da Pirastro. Ela produz exatamente o som que gosto! Há também outra alternativa, conheço muitos violistas que mesclam as cordas de violino. Esse é um processo um pouco mais demorado, por que deve-se testar diversas marcas até encontrar os timbres perfeitos para cada corda. 

    Outro cuidado a ser tomado, é onde comprar o encordoamento. Cordas importadas no Brasil são absurdamente caras! Um encordoamento pode chegar a custar quatro vezes mais caro aqui no Brasil, dizem que é por causa dos impostos (tenho minhas dúvidas...). Uma solução é comprar cordas de violino em lojas virtuais de outros países. Eu indico para meus alunos americana http://www.concordmusic.com/, apesar do site ser horrível... é uma ótima empresa! Você irá precisar de um cartão de crédito internacional para realizar a compra... Caso não tenha, você pode procurar algum músico que compra cordas para revender.


    Veja esse post sobre fabricação de cordas de violino: Como são feitas as cordas de violino

    icon allbkg

    Tagged:

    Próximo
    Postagem mais recente
    Anterior
    Postagem mais antiga

    Nenhum comentário :

    Gostou? Deixe um comentário!

    Obrigado! Seu comentário será revisado.

Comentários

dos leitores