Violino

Bem-vindo!

Vídeo da semana!

Violino

Violino é um blog com dicas, técnicas e curiosidades sobre o mundo do violino voltado ao público iniciante no instrumento.

Eu, Tiago Cox, moro em Belo Horizonte e sou músico profissional. Sou professor de violino, arranjador, compositor, toco em orquestras, cerimônias de casamento e eventos em geral.

Seja bem-vindo ao meu blog!
>

Blog Violino

por

Redes Sociais

Acompanhe o blog nas redes sociais

PARTITURAS GRÁTIS PARA DOWNLOAD

Clique aqui e acesse a lista de partituras

    Postado por: Tiago Cox Data: quinta-feira, janeiro 15, 2015 / comentário : 0

    Originados no século XVI, a Família das Cordas (Violino, Viola, Cello e Contrabaixo) foram responsáveis por uma devasta quantidade de músicas do estilo da época, atuando em orquestras, numa sinfonia ilustre, já que varia de tons mais agudos até mais graves.

    A Fabulosa Família de Cordas.
    A fabulosa família das cordas.



    Mas, por onde anda a Família das Cordas atualmente?

    Muito atuante nos dias de hoje, a Família das Cordas continua sendo considerada portadora dos instrumentos musicais mais nobres já existentes e, mesmo presente em orquestras, a família se diversifica em vários estilos musicais atuais, por serem de fácil adaptação, variando do clássico até o intenso Heavy Metal.

    O violino, por exemplo, com seus deslumbrantes solos, chama atenção em qualquer lugar que é tocado. Existem diversos estilos que estão utilizando o violino em sua composição, como por exemplo, o Classical Rock. Entretanto, existem alguns violinistas que fazem sua utilização para covers dos mais variados estilos, como por exemplo, Lindsey Stirling, Taylor Davis e David Garret.

    Lindsey Stirling Violino
    A Talentosa Lindsey Stirling 
    Fonte: http://cafecomwhisky.com.br




    Já o Cello, foi um instrumento que ganhou grande destaque no início do século XXI. Apocalyptica, primeira banda criada e composta somente por Cellos e Bateria, utiliza o instrumento para a composição de músicas clássicas, “cello metal” e “symphonic metal”. Mas, tais como violino, existem cellistas que utilizam o instrumento para covers: The Cello Guys e The Piano Guys, sendo essa composta por cello e piano.
    The Piano Guys
    The Piano Guys


    O uso do contrabaixo, atualmente, espanta à primeira vista: instrumento mais grave da família das cordas, é utilizado por diversas bandas nos estilos rock alternativo, jazz e indie. Grandes bandas como The Beatles e Pearl Jam utilizavam e uma curiosidade é a banda The Gravel Spreaders que, em seu estilo country americano, utiliza do valoroso contrabaixo em suas composições.

    O grupo The Gravel Spreaders
    O grupo The Gravel Spreaders


    Portanto, a Família das Cordas tem extrema importância para a música, trazendo sons únicos, fabulosos e encantadores e fazendo história por onde passa, independente do estilo da época.


    Por:

    Amanda Teodoro

    Gabriel Luciano

    icon allbkg

    Tagged:

    Próximo
    Postagem mais recente
    Anterior
    Postagem mais antiga

    Nenhum comentário :

    Gostou? Deixe um comentário!

    Obrigado! Seu comentário será revisado.

Comentários

dos leitores