Violino

Bem-vindo!

Vídeo da semana!

Violino

Violino é um blog com dicas, técnicas e curiosidades sobre o mundo do violino voltado ao público iniciante no instrumento.

Eu, Tiago Cox, moro em Belo Horizonte e sou músico profissional. Sou professor de violino, arranjador, compositor, toco em orquestras, cerimônias de casamento e eventos em geral.

Seja bem-vindo ao meu blog!
>

Blog Violino

por

Redes Sociais

Acompanhe o blog nas redes sociais

PARTITURAS GRÁTIS PARA DOWNLOAD

Clique aqui e acesse a lista de partituras

    Postado por: Tiago Cox Data: quinta-feira, janeiro 15, 2015 / comentário : 0

    Acredita-se que primeiro violino como o conhecemos hoje, foi criado por volta de 1500, por Gasparo Duiffopruggar, da Bavária.  Duiffopruggar fabricou a maioria de suas obras após se mudar para Lyon, na França por volta de 1553.

    Depois disto, os primeiros violinos modernos foram fabricados na Itália e por muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias italianas da comuna de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius, sendo Antonio Stradivari o mais ilustres deles tendo suas habilidades como Luthier reconhecidas e consagradas pelo refinamento do acabamento do instrumento e a qualidade do som produzido.

    Ilustrações e esculturas que datam do ano de 900 d.C indicam que a origem do violino pode ser muito antiga tendo raízes no antigo Egito com Nefer, que era um instrumento de braço extenso e dorso deformado podia ser tocado com ou sem um arco e na china com o UrhSien-R’Jenn instrumento que deriva dos Ravanastron.



    Usado na Índia desde tempos antigos e até hoje, é formado por um cano grosso de bambu e uma pele de serpente posta sobre uma de suas aberturas. Possuía duas cordas de seda e agora só uma corda feita tripa apoiada entre uma espécie de cravelha antiga. O arco é feito de bambu e crina e Omerti que é um derivado do Ravanastron com aperfeiçoamentos com características de construção e forma de tocar muito semelhantes.




    Mais recentemente o violino moderno é entendido como uma variação da Rabeca (Rebec, Rebab ou Rabil) um instrumento Árabe de duas cordas feitas de seda e arco (razão pela qual até hoje o arco é feito com crinas de cavalo árabe) e seu corpo feito de cabaça ou pele de animal e que teve sua primeira aparição na Europa do século XI.

    Rabeca oor: Levi Ramiro - Violeiro e Artesão
    Créditos: Levi Ramiro - Violeiro e Artesão
    http://www.leviramiro.com.br/o-artesao


    Neste momento ela passa a ter três cordas, passa a ser tocado no ombro e não mais no colo como era tocado o Rebab.


    Na França do século XIII aparece a Vielle, instrumento medieval com cinco cordas, corpo mais amplo e mais semelhante ao violino moderno.

    Vielle


    A Vielle ou Viela por sua vez, possivelmente se trata de uma variação da Lyra ou Lyra de Braccio um instrumento de cordas e arco de origem Bizantina, com uma relação muito próxima ao Rebab já mencionado aqui antes.

    Lyra, Lyra de Braccio



    Em vários momentos históricos há registro de instrumentos semelhantes ao violino com relações diretas, indiretas ou até nenhuma com suas origens, mas que merecem ser citados para nossa melhor compreensão. Estes são alguns deles:

    Cruth (500 D.C.) –Usado pelos Bardos (casta sacerdotal dos povos celtas), comum na Bretanha, Escócia, Gales e Irlanda, principalmente, para acompanhar os cantos religiosos e profanos. Sua caixa de ressonância, sem curvaturas laterais, estavam constituídas por duas tampas planas unidas por aros. Na parte plana que forma o braço, tinha duas aberturas por onde o tocador introduzia os dedos da mão esquerda para apoiá-los sobre as cordas que em número de três se fixavam na tampa desprovida de "corda". Um apoio plano impedia o arco de tocar somente em uma corda. Durante o século XII, aparece um Cruth com seis cordas, dois dos quais são de Bourdon. Já evoluído, o encontramos no século XVI, sem o formato quadrado de ambos os lados, o que facilitava os movimentos da mão esquerda. Foram usados na Inglaterra e em Gales até o século XVIII.

    Cruth


                                  -

    Giga - Provavelmente deriva da lira de arco. Era de uma só peça de fundo convexo. A tampa Harmônica era plana, tinha dois "C"s perfurados em um cavalete. O braço resultava do alongamento da caixa e terminava com uma curva, com frequência idêntica à do violino e com a voluta esculpida como a viola. Na Alemanha foi encontrada duas gigas  com duas caixas harmônicas sobrepostas constituindo uma só coisa com o braço. A giga típica que foi encontrada na França, Alemanha e Inglaterra, tinha três cordas, embora é conhecida com uma corda e de quatro e nos quadros dos pintores italianos é bastante reproduzido.

    Grossgeingen e Kleingeigen


    Grossgeingen - Kleingeigen



    (Violinos grandes e pequenos) - Estes instrumentos alemães tinham pouco em comum com o verdadeiro violino. Os primeiros, em forma de violão, eram afinados em uníssono, quinta e oitava; os pequenos semelhantes ao Bandolim, com intervalos de quintas e tinham de cinco a seis cordas.

                                 

    Tromba Marina ou Trompete Maria - Instrumento de quase dois metros de altura; tinha a caixa sonora formada com três eixos rusticamente unidos em triângulo, que eram unidos na parte superior. O som era emitido por uma única corda (de tripa), era parecido com o som do trompete.



    Possuía também de 12 a 24 cordas internas que soavam por simpatia e produziam uma enorme gama de harmônicos. Há quem sustente que o nome do instrumento tenha surgido de Marian (Maria), razão pela qual era também conhecido na Alemanha como Marientrompete, ou ainda Nun´s Fiddle (do inglês, Rabeca de Freira). Surgiu no final do Renascimento, mais logo cedeu espaço para instrumentos mais completos criados no início do período barroco.


    Fontes:
    http://origemdascoisas.com/a-origem-do-violino/
    http://en.wikipedia.org/wiki/Vielle
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Violino
    http://en.wikipedia.org/wiki/Lira_da_braccio
    http://www.dicadapianista.com/2012/02/violino-breve-historia-e-luthieria.html
    http://www.historiadetudo.com/violino.html
    http://violinario.blogspot.com.br/
    http://en.wikipedia.org/wiki/Gasparo_Duiffopruggar



    Por:

    Luiza Valverde

    Edwin Ferreira

    Leslie T. Gomes

    icon allbkg

    Tagged:

    Próximo
    Postagem mais recente
    Anterior
    Postagem mais antiga

    Nenhum comentário :

    Gostou? Deixe um comentário!

    Obrigado! Seu comentário será revisado.

Comentários

dos leitores