Violino

Bem-vindo!

Vídeo da semana!

Violino

Violino é um blog com dicas, técnicas e curiosidades sobre o mundo do violino voltado ao público iniciante no instrumento.

Eu, Tiago Cox, moro em Belo Horizonte e sou músico profissional. Sou professor de violino, arranjador, compositor, toco em orquestras, cerimônias de casamento e eventos em geral.

Seja bem-vindo ao meu blog!
>

Blog Violino

por

Redes Sociais

Acompanhe o blog nas redes sociais

PARTITURAS GRÁTIS PARA DOWNLOAD

Clique aqui e acesse a lista de partituras

    Postado por: Tiago Cox Data: domingo, abril 26, 2015 / comentário : 4

    Exercício de Articulação I - Mão Esquerda

    Olá leitores!

    Peço desculpas a todos, já faz um tempo que não faço postagens... Mas é por justa causa! Quem trabalha profissionalmente com música sabe que o primeiro semestre é bem agitado...

    Enfim, vamos ao que interessa!


    Hoje trouxe um Exercício de Articulação que passei para alguns dos meus alunos na semana passada. Esse é um exercício simples que tem como objetivo aumentar a precisão dos dedos, melhorar a afinação, desenvolver a agilidade e "limpar" o som durante a mudança das notas.
    Teoricamente é um exercício simples, porém tenha cuidado ao praticar. Utilize o metrônomo (recomendo iniciar em 60Bpm e aumentar o andamento de 5 em 5Bpm) e não tenha pressa em chegar na última página.



    LINK PARA DOWNLOAD DO ARQUIVO EM PDF:

    http://www.mediafire.com/download/195rh5rf84ttf8x/Exercícios_de_Articulação_I.pdf


    LINK PARA A SEGUNDA PARTE DO EXERCÍCIO:



    PREVIEW:






    Uma breve explicação sobre cada trecho...

    LETRA A:

    Vamos iniciar o exercício conhecendo as notas que iremos executar. Para a LETRA A, eu peço aos alunos tocarem três vezes: no MEIO do arco, depois do TALÃO ao MEIO e por fim do MEIO até a PONTA.


    LETRA B:

    Essa é a primeira variação. Utilize o MEIO do arco e toque a SEMÍNIMA curta sem tirar o arco da corda. Dessa forma você irá ter controle do arco. Utilize a mesma quantidade de arco para tocar as SEMÍNIMASCOLCHEIAS. Não se esqueça da PAUSA!


    LETRA C e LETRA D:

    A "receita" para essas duas variações é mesma da LETRA B. O grande diferencial é que ao invés de tocarmos na cabeça do tempo, tocamos na segunda metade.  Na LETRA C começamos com o ARCO PARA BAIXO e na LETRA D com o ARCO PARA CIMA. Caso você tenha se perguntado: Sim! Estude a mesma variação começando com o arco nas duas direções. É bem comum arcos no contratempo virem para cima, porém existem diversos casos que é melhor começar para baixo...


    LETRA E:

    A LETRA E também segue os padrões das letras anteriores, mas é o momento em que começamos a conectar as notas. Esse é o primeiro passo para chegarmos às SEMICOLCHEIAS.


    LETRA F:

    Ao contrário das letras anteriores, a LETRA F deve ser tocada sem STACCATO nas SEMÍNIMAS. A função dessa variação é manter o controle do arco enquanto tocamos 1 nota para 1 tempo + 3 para 1 tempo. O objetivo é o mesmo citado na LETRA B, utilizar a mesma quantidade de arco paras as SEMÍNIMAS e para as QUIÁLTERAS.


    LETRA G e LETRA H:

    Finalmente chegamos as SEMICOLCHEIAS... Essas duas variações são com notas rápidas! Porém não se esqueça de seguir o metrônomo! Se tudo deu certo até aqui, você estará tocando as notas involuntariamente, se preocupando mais com o rítmo. Isso acontece por que os dedos já se acostumaram com as notas (de tanto tocar).


    PÁGINAS SEGUINTES:

    As páginas 2 e 3, são iguais a primeira, o que muda são os dedos utilizados para executar o exercício.
    IMPORTANTE! Utilize o 4º DEDO!


    TÉCNICA:


    Esse estudo envolve muita técnica e quando executado corretamente apresenta resultados rapidamente. Para ajudar, vou destacar alguns pontos que devemos observar:

    - POSTURA: Sempre devemos ficar de olho na nossa postura. Portanto, estude de pé! Nada de preguiça e estudar sentado ok? Recomendo nesse estudo ficar de olho no braço direito (para ter certeza que o cotovelo não abaixou) e na mão esquerda.


    - MÃO ESQUERDA: Esse estudo é de ARTICULAÇÃO, o que pode trazer vários "vícios" se feito incorretamente.


    Preste bastante atenção se sua mão está apoiando o braço do violino corretamente.

    Confira se o cotovelo esquerdo está no lugar certo.

    A medida que for colocando os dedos na corda, só retire se for necessário. Assim você evitará movimentos desnecessários e terá mais agilidade quando mudar as notas.


    - TEMPO DE ESTUDO: Esse é um exercício pesado, o desgaste físico é grande para violinistas iniciantes. Por esse motivo, pratique com moderação! Se sentir dor, pare! A dor vem por esforço excessivo e/ou postura incorreta. Recomendo aos meus alunos que estudem cada letra cerca de três vezes por dia e aumentar por dia 5Bpm. É o suficiente para obter resultados significativos.


    Bom pessoal, por hoje é só... Espero que tenham gostado do post!

    Até mais!

    icon allbkg

    Tagged:

    Próximo
    Postagem mais recente
    Anterior
    Postagem mais antiga

    4 para Exercício de Articulação I - Mão Esquerda

    1. Encontrei seu blog. Sou iniciante =)
      Parabéns pelo seu trabalho.
      Vou começar o esse exercício na próxima semana.
      Te darei um feedback dos meus resultados.

      ResponderExcluir
    2. Parabéns pelo ótimo trabalho!!
      Sou iniciante e estava atrás de exercícios como esse! Na verdade estava atrás de como limpar a crina do arco kkk e o google me levou até o seu blog, mas já faz um tempo que anotei os nomes de algumas técnicas para violino e ainda não soube como começar a praticá-las. Sem falar que estou precisando exercitar a mão esquerda.
      Muito obrigada!!
      Com certeza passarei a visitar o seu blog!

      Att,

      Luana Santiago

      ResponderExcluir
    3. Olá.

      Bom trabalho. Só uma sugestão, se vc puder filmar a parte prática, lateralmente também, vai nos ajudar bastante. Obrigado!

      ResponderExcluir

    Obrigado! Seu comentário será revisado.

Comentários

dos leitores